Rosacruz e Gnose
Rosacruz e gnose
O conhecimento teórico acerca dos Mistérios revela-se inútil se estiver vazio de Gnose, isto é, da corrente do Conhecimento Directo, que é um compêndio de Força, Sabedoria e Amor.
Por isso, o trabalho rosacruz, se bem que precise de estudo que facilite o discernimento e a compreensão profunda acerca da realidade, baseia-se fundamentalmente no desenvolvimento da arte de abrir o manancial interior do ser humano, para poder unir-se à corrente renovadora gnóstica de forma permanente.
A Gnose incide no ser humano sempre que este se abra à sua radiação, provocando uma transformação nas três actividades da consciência: pensamento, sentimento e acção.
A sua porta de acesso é o coração e, por isso, o rosacruz esforça-se por subordinar as suas capacidades racionais aos pareceres da sabedoria do coração, a pensar com o coração.
Se a vontade se harmonizar com este pensamento que nasce no mais íntimo do ser, onde se expressa a Gnose, mediante um comportamento em conformidade, todo o ser humano pode, paulatinamente, renovar-se.
O ser humano pode agora respirar e viver na Gnose.
Cumpre-se então o objectivo da Rosacruz Áurea: a reunificação do Espírito (simbolizado pelo ouro), da Alma (simbolizada pela rosa) e do corpo (simbolizado pela cruz).